BENEFÍCIOS DO
MÉTODO MONTESSORI

 

Por Que Escolher o Método Montessori?

O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola. 

Jean Piaget

A primeira infância (0 a 5 anos) são os mais importantes anos na vida de uma pessoa. É neste período que todos os tipos de habilidades – físicas, cognitivas, emocionais, sociais e artísticas – se desenvolvem mais facilmente, o que servirá como base para a vida futura do indivíduo.

A Dra. Maria Montessori sempre enfatizou a importância e a necessidade da educação precoce. Ela defendeu a existência de Períodos Sensíveis do Desenvolvimento, que são períodos que determinam o desenvolvimento da maioria de nossas habilidades. Se a criança não for exposta a estímulos e experiências adequadas durante tais períodos, o desenvolvimento das respectivas habilidades pode ficar seriamente comprometido ou pode não acontecer. Para saber mais sobre os Períodos Sensíveis do Desenvolvimento, clique aqui.

Além de possibilitar às crianças o desenvolvimento de suas habilidades, talentos e aptidões inatas, o Método Montessori apresenta muitas outras vantagens em comparação com o sistema de ensino tradicional.

A educação tradicional é baseada na transmissão de informações do professor para a criança, que “aprende” de forma passiva, através de estratégias como a repetição, conteúdos sem qualquer conexão com sua realidade. Existe um único método de ensino que não respeita a individualidade das crianças e ao qual todas devem se adaptar. Os diálogos, o movimento e toda a espontaneidade das crianças são desencorajados e exigir das crianças uma atitude passiva, imóvel e silenciosa significa, basicamente, contradizer os princípios da natureza sobre como os processos de aprendizagem e desenvolvimento ocorrem. Tudo isso frequentemente torna a escola e a aprendizagem desinteressantes e enfadonhas para as crianças. Essa percepção, em alguns casos, pode levar à evasão escolar e/ou ao desencantamento sobre o próprio processo de aprendizagem. A razão pela qual muitas pessoas desistem da educação é porque ela não alimenta o seu espírito e não desperta paixão. O ser humano tem, naturalmente, uma ânsia por conhecer e o desencantamento sobre a aprendizagem é uma das mais graves consequências do modelo tradicional de educação. Aprender pode e deve ser divertido e prazeroso!

Já o método Montessori não impõe aprendizados, atividades ou conteúdos sobre a criança. Ao contrário, ele permite que a natureza da criança siga o seu curso ao desenvolver-se espontaneamente, a partir de interações com o ambiente. É dado à criança um ambiente rico em possibilidades de aprendizagem e liberdade, para que ela escolha aquilo que deseja aprender, em seu próprio ritmo. O papel do papel é apenas observar a criança, preparar o ambiente e guia-la em seu processo de aprendizagem, de modo que ela possa encontrar tudo o que precisa para se desenvolver em cada estágio.

Outro aspecto importante do método Montessori é que ele visa preparar a criança para a vida. Para isso, as atividades visam o desenvolvimento da autonomia e devem, o tanto quanto possível, retratar a vida.

A aprendizagem social e emocional é também um aspecto muito importante do método Montessori. Diferente do ensino tradicional que utiliza métodos coercivos – como ameaças, punições e recompensas – o método Montessori, por sua vez, utiliza o diálogo e bom relacionamento entre professor e aluno. Acredita-se que a criança tem dentro de si uma pulsão por aprender e se desenvolver e isso é uma motivação suficiente, não sendo necessária a utilização de métodos coercivos. A Dra. Montessori também verificou através de muitos anos de observação que quando a criança tem suas necessidades de desenvolvimento atendidas, ela naturalmente apresenta um comportamento pacífico, amoroso e cooperativo.

Há algumas décadas, o maior diferencial para o sucesso profissional e social era ter um curso superior. No entanto, segundo projeções da UNESCO, nos próximos trinta anos mais pessoas terão formação superior do que em toda a história da humanidade. Isso nos força a rever nossos conceitos sobre o que é a educação ideal, visto que o diploma universitário pode não mais ser um diferencial e, então, outras qualidades podem ser consideradas essenciais, como a criatividade e o talento.

O talento humano é extremamente diverso e as pessoas têm diferentes aptidões. Deve ser o papel da escola propiciar oportunidades para que os talentos se revelem. Um aspecto fundamental do método Montessori é que ele possibilita à criança o desenvolvimento de importantes habilidades para a vida, assim como o desenvolvimento de seus talentos e aptidões inatas, no momento mais adequado para que este desenvolvimento ocorra, aproveitando os períodos sensíveis durante a primeira infância.

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