O método Montessori é uma das abordagens educacionais mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo, presente em mais de 20 mil escolas em diferentes países dos cinco continentes.

Não apenas é um método de educação renomado, mas também já formou líderes mundiais que mudaram para sempre a história da humanidade por sua criatividade e inovação, entre eles Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Page e Sergey Brin (Google), Jeffrey Bezos (Amazon), Jimmy Wales (Wikipédia), entre outros.

E por que dizemos que toda criança precisa do método Montessori para se desenvolver plenamente? A resposta é simples: por que o método Montessori enfatiza o que é universal em todas as crianças! A partir de décadas de experimentações e observações de crianças de diferentes países e culturas, a Dra. Maria Montessori sistematizou uma abordagem educacional verdadeiramente capaz de ajudar seres humanos a desenvolver plenamente o seu potencial.

E o que exatamente torna o método Montessori essencial para todas as crianças? Abaixo, apresentamos nove razões:

Preparação para a Vida
O método Montessori oferece à criança um ambiente rico em oportunidades para que ela desenvolva habilidades – físicas, cognitivas, emocionais e sociais – que são fundamentais para a vida em sociedade.

Autonomia
A criança aprende a ser independente, desde as atividades mais básicas da vida prática – por exemplo, vestir-se, preparar seu alimento, manter seu ambiente limpo e organizado etc. – até mesmo em seu processo de aprendizagem, sabendo buscar o conhecimento e as atividades que a ajudam em seu desenvolvimento.

Talentos e Potencialidades
O método Montessori dá a criança oportunidades para que ela descubra, exercite e desenvolva seus talentos e potencialidades em um período crítico para o desenvolvimento do cérebro (0 aos 6 anos).

Desenvolvimento do Cérebro
Muitas das descobertas que a Dra. Maria Montessori fez há mais de 100 anos são hoje comprovadas pela neurociência. 90% do cérebro humano se desenvolve até os 6 anos de idade e o cérebro da criança possui períodos sensíveis para o desenvolvimento de certas habilidades. Para que a criança possa atingir o desenvolvimento pleno, é fundamental que ela esteja em um ambiente prepado, rico em oportunidades de aprendizagem, de acordo com os princípios de Montessori.

Respeito à Criança
Maria Montessori reverenciava a criança, vendo-a como a “construtora do ser humano” e aquela que representa “uma esperança e uma promessa para a humanidade”. Deste modo, a criança deve ser tratada com o máximo de respeito.

Autoaprendizagem
Uma das principais descobertas da Dra. Maria Montessori a partir da observação é que a criança é capaz de aprender sozinha, se estiver em um ambiente apropriado e se for assistida por um adulto preparado. A criança possui um tipo de “guia interior”, que lhe dá automotivação para aprender e para encontrar as melhores atividades que a ajudarão a construir a si mesma.

Liberdade
O método Montessori permite à criança o brincar livre, respeitando seus interesses, suas vontades, seu tempo. Contanto que a criança não infrinja as três regras – 1) Respeito a si mesma; 2) Respeito a outros seres vivos; 3) Respeito ao ambiente. – ela é livre para fazer toda e qualquer atividade que contribua para o seu desenvolvimento.

Felicidade
Quando a criança consegue encontrar em seu ambiente tudo o que ela necessita para se desenvolver plenamente, ela é feliz. No método Montessori, todas as ações se voltam para atender as necessidades da criança, para que se desenvolva plenamente e para que seja feliz!

Educação Cósmica
O conceito de educação cósmica se baseia na percepção de que existe uma ordem intrínseca no universo e de que tudo está interligado. Desta maneira, o propósito da educação é promover o desenvolvimento pleno do potencial humano para que, enfim, os seres humanos possam levar o melhor de si para o mundo e contribuir para a construção de mundo melhor para todos.

WordPress Video Lightbox Plugin