CURRÍCULO E
MATERIAIS PEDAGÓGICOS

 

Currículo e Materiais Pedagógicos

O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola. 

Jean Piaget

O currículo Montessori contempla as seguintes áreas:
– Vida Prática
– Desenvolvimento Sensorial
– Linguagem
– Matemática
– Cultura (Geografia, História, Ciências da Vida e Artes)

Os materiais pedagógicos são especialmente elaborados e possuem as seguintes características:
– Cada material ensina uma única habilidade
– Controle de erro: a criança consegue perceber o erro sozinha, sem a necessidade de ser corrigida por um adulto
– Concreto ao abstrato: conceitos abstratos são aprendidos através da manipulação de materiais concretos.

Vida Prática

Os exercícios de vida prática, além de servirem como oportunidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades motoras, ajudam a criança a se tornar mais independente, organizada e a adquirir autonomia nas atividades de cuidado pessoal e cuidado do ambiente. A criança aprende também a dar e a receber ajuda.

Através de exercícios de cuidado pessoal, cuidado do ambiente, cuidado de plantas e animais, a criança desenvolve amor por todo o universo e por todas as formas de vida. A criança tende a se sentir responsável, a se importar e cuidar de tudo à sua volta, pois o CUIDAR torna-se parte de sua personalidade.

Sensorial

 

Os sentidos são a base da inteligência. Nossa habilidade para receber informações através dos sentidos e interpretá-las tem grande influência em nossa inteligência e nossa habilidade para ler, escrever ou fazer qualquer coisa. Sem os nossos sentidos, nossa mente não seria capaz de receber qualquer informação.

Atividades de desenvolvimento sensorial permitem aguçar todos os sentidos e, deste modo, aumentar a percepção da criança das informações disponíveis no ambiente.

Linguagem

 

A linguagem é considerada um sistema de comunicação com outras pessoas usando sons, símbolos e palavras para expressar um significado, uma ideia ou um pensamento.

O aprendizado da linguagem acontece em um processo ativo e as crianças não apenas imitam o que os mais velhos dizem, mas também usam palavras, frases e sentenças para se expressarem. Durante os primeiros anos, as crianças não tem que fazer esforços conscientes para aprender uma linguagem. A aquisição da lingua-mãe é uma das conquistas mais importantes que a criança faz em seus primeiros anos.

A criança precisa de um ambiente apropriado e amplas oportunidades para realizar exercícios de escuta, fala, leitura e escrita para desenvolver uma sólida base linguística, que seria impossível sem um grande esforço consciente depois que passarem os primeiros anos.

O currículo Montessori da Linguagem segue uma abordagem multidimensional e oferece atividades apropriadas ao desenvolvimento e materiais para todas as áreas, incluindo fonética, leitura, escrita, gramática e linguagem oral. Como todas as áreas do currículo Montessori, a ênfase no currículo de linguagem está no uso de materiais concretos para manipulação, atividades de livre escolha e apresentações individuais.

Matemática

 

A criança pequena se sente naturalmente atraída pela ciência dos números, pois ela nos dá a capacidade de entender o mundo em que vivemos. A Dra. Maria Montessori dizia que o ser humano tem uma mente matemática, que tende a estimar, quantificar, ordenar, sequenciar, ver a identidade, a similaridade, a diferença e os padrões. 

A Dra. Maria Montessori desenvolveu uma série de materiais concretos para o aprendizado da matemática que surpreende até os dias de hoje. Sua abordagem para o aprendizado da matemática segue caminhos que são apropriados ao desenvolvimento da criança. As seguintes regras são observadas:

– A jornada pela matemática começa com experiências concretas e depois conduz a criança para as abstrações.

– Há uma progressão da dificuldade: do simples ao complexo. Quase todos os exercícios são preparações para os próximos passos.

– Todos os exercícios seguem uma progressão sequencial:
1) É apresentado à criança, de forma isolada, certas quantidades e seus nomes;
2) São aprensentados à criança, de forma isolada, símbolos (numerais) para quantidades relevantes;
3) Finalmente, é feita a associação entre as quantidades e seus símbolos.

Cultura

 

Atividades para o aprendizado da cultura proporcionam à criança oportunidades de explorar o mundo, incluindo os continentes, os países, as pessoas, a cultura, os fenômenos naturais, as ciências da vida e as artes.

Os objetivos dos estudos sobre cultura no currículo Montessori são ajudar a criança a:

– Desenvolver a sua personalidade

– Conhecer e se adaptar à sua própria cultura

– Tornar-se um indivíduo consciente e útil para a sociedade

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