EDUCAÇÃO
AMBIENTAL

Educação Ambiental

 

A Terra é nosso lar comum e criar um mundo sustentável para nossas crianças e para as futuras gerações é uma tarefa para todos nós. 

Fritjof Capra

O Homem Como Parte da Totalidade

O homem moderno tem uma visão utilitarista da natureza, como se estivesse acima ou fora dela e como se a natureza existisse para servi-lo. Esta visão tem sido a causa da degradação do planeta.

Uma outra visão consiste do reconhecimento do valor intrínseco de todos os seres vivos e do homem como apenas um dos filamentos da teia da vida. Nesta visão, o homem não está separado do ambiente e o mundo é um conjunto de objetos isolados, mas sim como uma rede de fenômenos interligados e interdependentes. Assim, o homem é compreendido como parte da totalidade, influenciando-a e, ao mesmo tempo, sendo influenciado por ela.

Sustentabilidade

A partir do reconhecimento do homem como parte da totalidade e considerando suas interações com o ambiente, surge a questão da sustentabilidade.

Um dos nossos maiores desafios neste século é o de construir e manter comunidades sustentáveis, isto é, aquelas capazes de satisfazer as próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras.

Não precisamos inventar as comunidades sustentáveis a partir do zero, mas podemos moldá-las de acordo com os ecossistemas naturais – comunidades sustentáveis de plantas, animais e microrganismos – que possuem uma capacidade intrínseca de manter a vida. Os princípios sustentáveis dos ecossistemas naturais são:

  • Nenhum ecossistema produz resíduos, já que os resíduos de uma espécie são o alimento de outra
  • A matéria circula continuamente pela teia da vida
  • A energia que sustenta estes ciclos ecológicos vem do sol
  • A diversidade assegura a resiliência
  • A vida, desde o seu início há mais de três bilhões de anos, não conquistou o planeta pela força, e sim através da cooperação, parcerias e trabalho em rede

Alfabetização Ecológica

A essência da Alfabetização Ecológica está em conhecer e viver de acordo com a sabedoria da natureza para a construção de comunidades mais sustentáveis. O aprendizado desses princípios ocorre através de metodologias interdisciplinares, que tem como objetivos:

  • Levar a criança a enxergar-se como parte do todo e ser capaz de ver e sentir a conexão entre todos os seres – animados e inanimados – como extensões de si mesma.
  • Resgatar os sentimentos de amor, respeito e conexão com com a natureza, perdidos com os hábitos da vida moderna.
  • Despertar na criança o sentimento de co-responsabilidade na busca de soluções
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