CURSO DE
EDUCAÇÃO SOCIAL E EMOCIONAL

Objetivos do Curso

  • Apresentar conhecimentos teóricos fundamentais para a educação social e emocional.

  • Capacitar educadores, pais e familiares na promoção de competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes, por meio de vivências e atividades práticas.

A infância é o período da vida de maior potencial de aprendizagem.
As experiências vividas neste período influenciam profundamente o desenvolvimento social e emocional das crianças.

Tais experiências – positivas ou negativas – moldam os cérebros das crianças e, desta maneira, podem influenciar suas percepções e comportamentos para o resto de suas vidas, determinando padrões emocionais (positivos ou negativos), assim como habilidades para lidar com as próprias emoções e para se relacionar com as pessoas.

A boa notícia é que tais habilidades podem ser aprendidas pelas crianças, através de experiências apropriadas proporcionadas por seus pais ou educadores.

Neste curso teórico-vivencial, você aprenderá conceitos e práticas essenciais que o(a) ajudarão a guiar seus filhos e alunos para que se tornem seres humanos socialmente e emocionalmente competentes.

Conteúdo do Curso

  • Apresentação dos principais estilos parentais (maneiras de educar) e como elas afetam o desenvolvimento da criança;

  • A neurociência do desenvolvimento social e emocional na infância;

  • Comunicação Não-Violenta aplicada à educação de crianças e adolescentes;

  • Como estimular o desenvolvimento da autoconsciência e do autoconhecimento;

  • Como ensinar às crianças estratégias de autogestão e de autorregulação das emoções;

  • Como promover o desenvolvimento da consciência social, da empatia, da compaixão e da gratidão;

  • Como auxiliar o desenvolvimento de habilidades de relacionamento e resolução de conflitos;

  • Como ensinar os caminhos para a tomada de decisões responsável;

  •  Jogos, brincadeiras e atividades que promovem a aprendizagem social e emocional

Facilitadores

Profa. Dra. Marina Zuanazzi Cruz é biomédica, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui especialização em Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui formação internacional no Método Montessori pelo Montitute (EUA). Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Illinois em Chicago (EUA), onde especializou-se em Aprendizagem Social e Emocional. Participou de cursos, conferências e pesquisas junto à Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), principal organização responsável pela sistematização e difusão da Aprendizagem Social e Emocional nos EUA. Já ministrou cursos de formação e palestras para educadores e pais em diversas escolas de educação infantil. É diretora executiva da Escola Montessori Somos Um.

Profa. Esp. Letícia Terbick Cisotto é psicopedagoga, com Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui também especialização em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É graduada em História pela Unesp. Participou de cursos de extensão na Universidade de Campinas (Unicamp) nas áreas Neurociência, Ética e Desenvolvimento Moral. Atualmente cursa especialização em Educação Montessori pelo Claretiano. É diretora pedagógica da Escola Montessori Somos Um.

Informações e Inscrições

Público-alvo: Professores de educação infantil, ensino fundamental e médio. Professores da educação não-formal. Gestores e coordenadores escolares. Pais, familiares e cuidadores de crianças de todas as idades.

Data do curso: 06 de Abril de 2019

Horário: 8h às 18h

Local: Escola Somos Um – Av dos Marins, 477

Investimento: R$240,00

Desconto para casais e grupos a partir de 3 pessoas: 20%

Desconto para inscrições antecipadas até 30/03: 15%

*Descontos não acumulativos!

Parcelamento em até 18x no cartão de via MercadoPago.

WordPress Video Lightbox Plugin