“A criança é uma promessa e a esperança para o futuro da humanidade”. — Maria Montessori


Educar uma criança é a melhor maneira de contribuirmos para a criação de uma nova humanidade e um novo mundo. Para isso precisamos estar empenhados no trabalho de nos autoeducar e desconstruir antigos padrões de condicionamento, frutos da educação dominadora e opressora que a maioria de nós recebeu.

Romper esse ciclo já instaurado é possibilitar que nossas crianças tenham liberdade e papel ativo ao escrever uma nova história, para si e para as gerações futuras.

Esse seminário vem de encontro com esse propósito. A partir do dia 12 de outubro, disponibilizaremos diversas palestras, com especialistas e estudiosos de diversas áreas, que atuam diretamente (des)construindo esses paradigmas. Teremos em pauta assuntos como gestação e nascimento humanizados, educação nos primeiros anos de vida e pedagogias que vem revolucionando a forma como é feita a educação.

A proposta do evento é trasmitir informação de qualidade e atingir um grande número de pessoas. A colaboração simbólica que pedimos será destinada para o fincanciamento e impulsionamento da campanha do evento. Deste modo, ao se inscrever, você ajuda a financiar a campanha e contribui para que mais pessoas tenham a oportunidade de participar do evento.

Um convite a pensar, resignificar e ter papel ativo na criação da nova geração de crianças e de mundo.

Nossos Palestrantes

Aline Basso é mãe do Olavo e uma treinadora que ensina pais e educadores a educar as crianças de modo que elas sejam felizes, capazes e bem-sucedidas.
Para isso, compartilha técnicas que são capazes de transformar as pessoas e o jeito de pensar, se relacionar e agir.
É certificada em Disciplina Positiva e Consultora em Encorajamento e desenvolveu o método 3 C’s: conectar e comunicar para cooperação.
Antes de ser treinadora, Aline Basso buscou novas ideias e conceitos fora do Brasil, especialmente nos países nórdicos.
Formada em Relações Públicas, com especialização em comunicação para negócios nos EUA, atuou no mundo corporativo nas área de Comunicação Interna e Gestão de Pessoas.

Aline França é mãe do Iriê e do Nyah. Fundadora do Instituto VAI – Valorizando a Autonomia dos Indivíduos e da Tribo Educação, realizadora do projeto Meu Quintal Waldorf – Espaço de Brincar. Atua diretamente atendendo famílias, escolas e organizações do terceiro setor no desenvolvimento e orientação de serviços, projetos e ações. Mobilizadora local do núcleo regional da Aliança pela Infância Sorocaba-Araçoiaba. É bacharel e especialista em Lazer, Psicopedagoga, Pedagoga Curativa e está fazendo complementação acadêmica em Pedagogia para a Liberdade.

Ana Paula Ibañez é mãe da Lia e apaixonada pelo universo das construções dos saberes. É também doutora em Teatro, Dança e Performance pela Unicamp, bacharel em Artes Cênicas e está finalizando sua licenciatura em Artes Visuais. Atua como docente no Senac – Piracicaba no curso técnico de teatro e como colaboradora na escola Somos Um, onde desenvolve vivências de expressão corporal e musicalização com as crianças. Durante 10 anos morou na Espanha, onde aprofundou-se em seus estudos teatrais e entre 2010 e 2011 morou na Índia, onde se aprofundou no estudo do Kalarippayatt e formas de dança indiana ( Bharat Natyam e Kathakali). Como pesquisadora, se interessa pelo campo das poéticas da cena, buscando pontes entre as artes do oriente, tradições populares e o fazer cênico contemporâneo. Pesquisa o Kalarippayatt (arte marcial indiana) desde 2007 e suas possibilidades como treinamento pré-expressivo para o intérprete. Participou de workshops e Masters in Residence com os atores da Casa Talcahuano ( Argentina), Eugenio Barba (Odin Theatre), Julia Varley (Odin Theatre), Thomas Richards (Workcenter of Grotowski and Thomas Richards – Pontedera – Itália), Bruce Mayers (Institut – Wraclow – Polônia), Milon Mela (India – Itália), Jori Snell entre outros.
É autora do livro “Kalarippayatt, uma via para a expressividade” pela Editora Prismas. Possui publicados também vários artigos e capítulos em livros sobre o fazer cênico contemporâneo. Desenvolve pesquisa também junto às tradições populares brasileiras desde 2011, integrando à sua busca pela expressividade a musicalidade, o corpo e a brincadeira. É integrante do grupo de maracatu de baque virado Malungos do Baque. É membro da comissão científica da ABRACE – gestão 2019/2020 e vice-coordenadora do Cartografias de Pesquisa em Processo.

Carmem Madrilis e Lia Castro são jornalistas. Lia é mãe da Eva, do Tomé e da Lis e Carmem é a mãe da Malu. Elas são fundadoras do GRUPO M.Ã.E, uma edtech que ajuda mães empreendedoras a alcançarem independência financeira por meio de seus negócios, e do MAE CORPORATE, a primeira consultoria do Brasil a trabalhar com o recorte da maternidade para grandes corporações, em busca de equidade de gênero em cargos de liderança. Lia e Carmem são autoras do livro Mãe, a profissão capaz de mudar o mundo.
No último ano, o GRUPO M.Ã.E e o MAE CORPORATE ganharam prêmios de empresas mais inovadoras do Brasil e foram eleitas entre as 10 rising star brasileiras. Lia e Carmem, foram reconhecidas como as mulheres mais inovadoras do Brasil, em causas sociais, pelas duas empresas já citadas, no whow! Festival de Inovação.
Elas acreditam na criação com apego e com presença como chave para uma sociedade melhor. Entre trabalhar feliz e ser presente na criação dos filhos, #euficocomosdois.

Daniel Rousseau é terapeuta corporal, fundador e proprietário da Pulso em Forma, e criador e facilitador do método CRIAR EM CORPO. É formado como Facilitador em Bioenergética e Coordenador de Grupos de Movimento pelo Ligare (Americana/SP), instituto vinculado ao IIBA – Instituto Internacional de Análise Bioenergética; em Massagem Biodinâmica pela Cebrafapo; em Massagem Biocontato pela Companhia do Ser; em Sexologia Clinica por Cida Lopes; participa de grupo de estudos de Pathwork®. É membro do IIBA – Instituto Internacional de Análise Bioenergética. Com base no trabalho de Wilhelm Reich, que levou o corpo para psicanálise, Daniel une Bioenergética, Biossíntese e Biodinâmica, nos ajudando a reconectar com nosso Self através de atendimentos terapêuticos que envolvem grounding, centramento, fronteiras, contato, vibração, movimento, pulsação, expressão, respiração, consciência de Si, percepção e Posse de Si, automassagem e massagem, para diminuir as tensões crônicas, resgatar a vitalidade e a pulsação natural do Ser, a fluidez, o tônus corporal adequado, a presença, a sexualidade saudável, o contato com o sentir e as emoções, a conexão consigo mesmo e com o mundo através de uma comunicação verdadeira e assertiva, e assim abrir o caminho de volta para a reconexão com o Self; incorpora ainda seus conhecimentos em Pathwork®, Experiência Somática, Comunicação Não-Violenta e Dança para oferecer uma percepção completa sobre o corpo como veículo que nos guia para o encontro com nosso Ser. Através de seu trabalho terapêutico, nos atendimentos individuais e também para casais, e nos trabalhos em grupo, como o CRIAR EM CORPO, Daniel promove e aplica o conceito de Ser Pleno e Integrado, biopsicossocial, onde corpo e mente, saúde, prazer, satisfação, realização, bemestar e vitalidade caminham juntos, numa identidade psicossomática que é o Ser. Onde o sentir e o pensar, o amar e o desejar, o prazer e a realização, são convidados a caminharem juntos através de um viver criativo conectado consigo mesmo. 

Fellipe Cimeni Mendes é pai do Nouah, de 6 anos e padrasto da Jhade, de 12 anos.
Sua primeira experiência profissional com crianças foi aos 14 anos com recreação de festas infantis. Aos 18, ministrou aulas de Xadrez em um projeto social para crianças de 5 até 12 anos. Após outras experiências profissionais, acadêmicas e o nascimento de seu filho, passou a dedicar-se somente ao trabalho com as crianças e ao desenvolvimento do auto conhecimento, organizando e participando de cursos e palestras voltadas a educação, ministrando aulas de Xadrez em diversos locais de Piracicaba, realizando vivências eco pedagógicas, recreação consciente em festas infantis e estudos sobre o xamanismo.

Jéssica Araújo Telhada é psicóloga formada pela Puc-Campinas e Doula capacitada pela ANDO (Associação Nacional de Doulas). Especializada em Psicoterapia Corporal pelo Centro Reichiano. Trabalha atendendo tentantes, gestantes e casais na preparação e acompanhamento de nascimentos na cidade de Piracicaba-SP e região desde 2013. Desde criança sou apaixonada pelo processo gestacional, nascimentos e desenvolvimento do ser humano. Sócia-fundadora do Espaço Essência do Ser, lugar que acolhe com atendimentos e atividades esse início da vida.

Kauana Barreiro é mãe da Alice e psicóloga formada pela UNESP- Assis, com especialização em antropologia. Atualmente cursa mestrado em Educação Sexual pela UNESP de Araraquara. Após se tornar mãe encontrou no ativismo pelo parto humanizado e o respeito a mulher e a criança um novo caminho. Se formou como doula e educadora perinatal e fundou o grupo de apoio Gestacional Mãe Terra, na cidade de Botucatu-SP. Buscou na formação como consteladora familiar e terapeuta floral recursos para apoiar e fortalecer o trabalho que já desenvolve.

Lesly Monrat é mãe de duas crianças, Tatá (2011) e Guina (2015) que vivem com liberdade para desenvolverem todo seu potencial criativo. Escritora de três livros que trabalham conceitos e práticas para o desenvolvimento de uma relação mais respeitosa com as crianças, cineasta do documentário “Fluir, o devir da autopoiese”, fundadora do “Trilhas de Criança”, grupo que conecta as famílias com a natureza numa perspectiva de confiança e CEO do programa “Mindset da Maternidade”, que ajuda mães a trabalharem suas crenças limitantes visando transformar a relação familiar.

Lívia Ferraz é mãe do Vicente e da Isabel. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) e, após a maternidade, sua vida mudou completamente. As crianças a fizeram enxergar que o trabalho deveria atender a uma necessidade da alma, de permitir viver pelo propósito de vida. Sendo assim, a antiga rotina já não fazia mais sentido para ela. Decidiu, então, iniciar essa busca empreendendo junto com sua amiga, Lana Ludmila, na criação da Brincadeiroteca-Espaço Lúdico, na cidade de Piracicaba/SP.
As transformações do modelo de negócio foram fundamentais para seguir ao encontro da sua missão. Atualmente ministra os encontros da Brincadeiroteca-Escola de Pais, é educadora parental de Disciplina Positiva certificada pelo Positive Discipline Association (PDA) e Coaching parental e escolar, especializada em primeira infância, com formação feita na Parent Coaching Brasil.
Sua missão de vida, portanto, é acolher pais/educadores com muito amor e conexão, para que todos eles se tornem o melhor exemplo para um mundo com mais respeito e equilíbrio. Ela acredita fortemente que a forma mais eficiente para alcançar essa conquista é melhorando a si própria e ajudando pais e cuidadores a se melhorarem, para que as crianças possam se espelhar positivamente em seus mestres e, assim, constituir a sociedade do futuro que tanto desejamos.

Luciana Luiz é mãe do Leonardo e Pedagoga formada pela Ulbra. É especialista em Arte Educação pela Uninter e atualmente cursa especialização em Educação Infantil pela Unopar. Atua como consultora em Educação Infantil. Idealizadora e escritora na página “Coisinhas do chão: vivências e descobertas”. É orientadora pedagógica da Escola Montessori Somos Um, professora polivalente de ensino fundamental I do Colégio PoliBrasil. Estudante e sensibilizadora da abordagem Pikler.

Luiza Domingues é mãe do Benjamin e Psicóloga Clínica formada pela UNESP , Bauru. Especialista em Psicologia Clínica pelo LIGARE – Americana-SP, sociedade ligada ao IIBA (International Institute of Bioenergetic Analisys). Possui formação em Biopsicologia e pelo Instituto Visão Futuro. Busca a integração corpo – mente – emoções em seus trabalhos, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento humano.

Manuel Rodrigues é pai da Flora e da Liz. Engajado em Educação. Historiador licenciado pela Universidade Federal de Ouro Preto, especializado em Etnobotânica na pela “Faculdades Integradas Espírita – Bezerra de Menezes”. Terapeuta corporal há 15 anos, formado pelo CEATA- São Paulo em Acupuntura e Terapias Energéticas. Naturopata em Pune pelo Centro Nisaagapor em Pune -Índia. Instrutor de Yoga no Instituto Dharma até de 2008 a 2012. Professor de Shiatsu, Massagem relaxante e Reflexoterapia no SENAC-Piracicaba. Prestador de Serviço à Escola Infantil “Meu Segundo Lar” por 6 anos no Bairro Algodoal – Piracicaba na função de conselheiro e também ministrando aulas de meditação, postura e relaxamento. Praticante de Educação Livre, Unschooling e Homeschooling de 2014 a 2016. Curso Básico em Antroposofia pela escola Novalis. Curso Básico junto ao Grupo Orion do Centro Pestalozzi do Equador. Workshop em Educação Montessori com o professor Gabriel Salomão em Campinas e Piracicaba. Curso Básico em “Pedagogia 3000”.

Márcia Balbino é mãe do Rubens, da Priscila, da Fernanda e da Amanda e está prestes a se tornar avó. É uma apaixonada pela Educação. Atualmente, atua como Educadora no Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo – USP/ ESALQ, e professora da Educação Básica. Sempre atuou na área educacional, como professora de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos – EJA e na Coordenação Pedagógica. Mestranda em Ciências Ambientais, pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC / USP. Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP e em Licenciatura em Ciências, pela Universidade de São Paulo – ESALQ / USP. Especialista em Psicopedagogia, pela Universidade Castelo Branco e em Educação Infantil, pela Universidade Luterana do Brasil. Qualificada em Tutoria EaD, pela Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Marina Zuanazzi Cruz é mãe do Jonas e do Lucas. Idealizadora, sócia-fundadora e diretora executiva da Escola Montessori Somos Um. É biomédica, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui especialização em Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Illinois em Chicago (EUA), onde especializou-se em Aprendizagem Social e Emocional. Participou de cursos, conferências e pesquisas junto à Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), principal organização responsável pela sistematização e difusão da Aprendizagem Social e Emocional nos EUA. Possui formação internacional no Método Montessori pelo Montitute (EUA). Ministra cursos e palestras para pais e educadores.

Raquel Gozetto é mãe do João Pedro, idealizadora e escritora no Blog Maratona Materna e teve sua vida transformada pela maternidade. Médica Veterinária pela Faculdade de Jaguariúna, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e em Comércio Veterinário pela IBvet precisou se reinventar ao perceber que de educar seu filho, entendia muito pouco! Sem querer reproduzir padrões da educação tradicional, mergulhou em um novo universo: A Disciplina Positiva! E foi através dessa ferramenta que iniciou a busca pelo seu autoconhecimento, pois acredita que para ensinar o outro precisamos primeiro conhecer a nós mesmos, entender a nossa infância, aceitar nosso passado e assim conseguir fazer diferente. Certificada pela Positive Discipline Association, tem como propósito transformar famílias através da educação com respeito.

Renata Ferreira é pedagoga. Possui pós-graduação nas áreas de Educação Especial (Unimep), Ética, Valores e Saúde na Escola (USP) e Psicologia Analítica Junguiana (Unicamp). Atualmente, cursa pós-graduação em Educação Montessori (Claretiano). Atua como Coordenadora Pedagógica do EFI no SESI.

Vanessa Manesco Barrenha é mãe do Murilo e psicóloga formada pela USP. Após anos trabalhando com Saúde Mental, a maternidade lhe abriu um novo leque de estudos e aprofundamento. Hoje, além de atuar com Psicoterapia Corporal em atendimentos clínicos, atua na área da Parentalidade, através de rodas de pós-parto, orientação de pais e criação de conteúdo voltado ao apoio das mães para uma maternidade mais leve e respeitosa através do Blog “Cuidar Amar Crescer”..

WordPress Video Lightbox Plugin