QUEM FOI
MARIA MONTESSORI

Quem Foi Maria Montessori

 

 

A Dra. Maria Montessori, criadora do método Montessori, foi considerada uma mulher muito à frente de seu tempo, por suas notáveis ​​contribuições na educação e por seus ideais humanistas, tendo apoiado ativamente muitos importantes movimentos de reforma social.

Ela nasceu na Itália, no ano de 1870. Era filha de um militar conservador que se opunha aos seus estudos e de uma mãe liberal, que apoiava suas buscas e conquistas profissionais. Como seu pai era constantemente transferido em seu trabalho, ela teve a chance de estudar em grandes cidades da Itália.

Naquela época, a Itália e toda a Europa eram muito conservadoras em termos de direitos das mulheres e em termos de como as mulheres eram tratadas. Superando todas as dificuldades, Dra. Maria Montessori se formou em medicina, sendo a primeira mulher a se tornar médica na Itália. Ela se especializou em psiquiatria e pediatria. Embora não quisesse ter uma carreira na educação – porque este era um dos três papéis tradicionais que as mulheres podiam trabalhar naquela sociedade conservadora – esse foi o campo em que a Dra. Montessori deu suas contribuições mais importantes e que a fizeram famosa no mundo todo.

Em 1900, a Dra. Maria Montessori tornou-se diretora da Escola de Ortofrênica, onde teve sua primeira experiência educacional trabalhando com crianças especiais diagnosticadas com deficiência mental. Quando ela chegou naquele local, viu que as crianças eram mantidas em um tipo de prisão, vivendo com a falta de comida ou qualquer coisa que pudesse ajudá-las a melhorar. A Dra. Montessori percebeu que essas crianças precisavam de atividades com propósito, para estimular suas mentes e sentidos. A fim de ajudá-las, ela começou a estudar, buscando por trabalhos educacionais anteriores bem sucedidos feitos com crianças com deficiência.

A Dra. Maria Montessori foi inspirada pelo trabalho de dois médicos franceses: Jean Itard e Edouard Seguin. Deles veio a ideia de uma abordagem científica à educação, baseada em observação e experimentação. Itard tornou-se famoso com seu trabalho com o “Menino Selvagem do Aveyron” e sua teoria proposta sobre os períodos sensíveis para o desenvolvimento normal humano. Seguin trabalhou principalmente com os cegos, e desenvolveu um conjunto de materiais didáticos práticos projetados para quebrar as habilidades em pequenos passos. A Dra. Montessori usou o método de Seguin com suas crianças com deficiência mental e percebeu que elas começaram a melhorar e a avançar em seu desenvolvimento. Dois anos depois, essas crianças passaram nos exames nacionais das escolas públicas italianas, o que tornou a Dra. Montessori famosa no mundo todo.

Então, ela começou a se perguntar “o que mantinha as crianças normais atrás” nos exames e sentiu-se motivada a tentar seu método com crianças normais. A primeira oportunidade que teve para trabalhar com crianças normais foi em 1907, em uma creche chamada Casa dei Bambini. Enquanto as crianças com deficiência mental tiveram de ser “empurradas” para fazer as atividades, as crianças normais demonstraram interesse natural e entusiasmo pelas atividades. Essas crianças mostraram um progresso notável na realização acadêmica. Após o sucesso da primeira escola, a Dra. Montessori iniciou muitas outras escolas e tornou-se o interesse de líderes e cientistas em todo o mundo. E, após 20 anos de experiências e observações, ela finalmente sistematizou um método, o qual acreditava que poderia realmente ajudar as crianças em seu desenvolvimento.

É reconhecido que a Dra. Maria Montessori “descobriu a criança” através de sua abordagem científica na educação. Ela descobriu como a natureza de uma criança opera em seu próprio processo de desenvolvimento e projetou o método perfeito para apoiar a aprendizagem ideal e o desenvolvimento das potencialidades da criança. Embora tenha desenvolvido seu trabalho no início do século passado, suas descobertas estão agora sendo confirmadas pela ciência moderna e seu método, agora baseado em evidências, tem provado ser extremamente eficiente na promoção do desempenho acadêmico e de habilidades físicas, cognitivas, sociais, emocionais e artísticas.

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