A ESCOLA

O Nome Somos Um

A evolução é a lei da vida. O número é a lei do universo. A unidade é a lei de Deus.

Pitágoras

O nome SOMOS UM expressa dois importantes valores da nossa escola.

O primeiro é o de uma educação que seja individualizada, porém não individualista. SOMOS UM, no sentido de “somos únicos”, nos leva a uma educação particular, personalizada, para cada criança. Que respeita os interesses, as preferências, os estágios de desenvolvimento e o ritmo de cada UM. Que promove a autonomia, a livre iniciativa e a consciência.

E o segundo valor é a consciência de que ao mesmo tempo em que SOMOS UM (somos “únicos”), também SOMOS UM no sentido de nos percebermos como parte de uma unidade entre tudo o que existe e tudo o que vive.

Assim, acreditamos em uma educação que contribua para o desenvolvimento de indivíduos conscientes de si mesmos como seres únicos – com todas as suas potencialidades – e conscientes de serem parte de um Todo integrado, a fim de contribuir com o seu melhor para o mundo.

Esta consciência de que SOMOS UM (somos “o todo”) permeia a filosofia da nossa escola e também é a base do que Maria Montessori apresenta como Educação Cósmica. Abaixo, compartilhamos uma citação da própria Maria Montessori sobre esta visão:

Uma vez que foi necessário dar tanto à criança, deixe-nos dar-lhe uma visão de todo o Universo. O Universo é uma realidade imponente e uma resposta a todas as perguntas… Todas as coisas fazem parte do Universo e estão conectadas umas com as outras para formar uma unidade inteira. A ideia ajuda a mente da criança a se tornar focada, a parar de andar em uma busca sem rumo ao conhecimento. Ela está satisfeita por ter encontrado o centro universal de si mesma em todas as coisas.

Maria Montessori

WordPress Video Lightbox Plugin