Bem-vindo à Escola Somos Um Piracicaba. Descubra o poder da Educação Montessori.Escola Somos Um Piracicaba. Berçário, Educação Infantil e Ensino fundamental.Escola particular em Piracicaba? Escola Montessoriana em Piracicaba. Escola Somos Um.
Sobre Nós
A Somos Um é uma Escola Montessori que atende desde o berçário até o ensino fundamental.
Está localizada na cidade de Piracicaba - SP.
Missão
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Preparar as crianças para a vida, através da promoção da autonomia, dos valores humanos e do desenvolvimento de competências e habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.
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Oferecer condições para que as crianças descubram e desenvolvam seus talentos e potencialidades, de modo que possam atingir a felicidade e a autorrealização, ao mesmo tempo em que contribuem com seus talentos para um mundo melhor.
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Contribuir com uma base sólida para o desenvolvimento emocional e a formação da personalidade.
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Possibilitar que as crianças percebam-se como seres inseridos no mundo, como partes integrantes da teia da vida, e capazes de agir sobre o mundo, transformando-o positivamente.
Visão
Realizar nossa missão com excelência, tornando-nos referência na educação para o desenvolvimento integral do ser humano e educação para a paz.
Valores
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O amor, como princípio fundamental da vida e a base para o desenvolvimento do ser humano;
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A paz, como propósito da educação e uma meta para a humanidade;
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O respeito, como base para as relações humanas;
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A liberdade, como um direito fundamental do ser humano;
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A positividade, como prática no fortalecimento do Bem e das virtudes.
O Nome Somos Um
O nome SOMOS UM expressa dois importantes valores da nossa escola.
O primeiro é o de uma educação que seja individualizada, porém não individualista. SOMOS UM, no sentido de “somos únicos”, nos leva a uma educação particular, personalizada, para cada criança. Que respeita os interesses, as preferências, os estágios de desenvolvimento e o ritmo de cada UM. Que promove a autonomia, a livre iniciativa e a consciência.
E o segundo valor é a consciência de que ao mesmo tempo em que SOMOS UM (somos “únicos”), também SOMOS UM no sentido de nos percebermos como parte de uma unidade entre tudo o que existe e tudo o que vive.
Assim, acreditamos em uma educação que contribua para o desenvolvimento de indivíduos conscientes de si mesmos como seres únicos – com todas as suas potencialidades – e conscientes de serem parte de um Todo integrado, a fim de contribuir com o seu melhor para o mundo.
Esta consciência de que SOMOS UM (somos “o todo”) permeia a filosofia da nossa escola e também é a base do que Maria Montessori apresenta como Educação Cósmica.
Abaixo, compartilhamos uma citação da própria Maria Montessori sobre esta visão:
"Uma vez que foi necessário dar tanto à criança, deixe-nos dar-lhe uma visão de todo o Universo. O Universo é uma realidade imponente e uma resposta a todas as perguntas… Todas as coisas fazem parte do Universo e estão conectadas umas com as outras para formar uma unidade inteira. A ideia ajuda a mente da criança a se tornar focada, a parar de andar em uma busca sem rumo ao conhecimento. Ela está satisfeita por ter encontrado o centro universal de si mesma em todas as coisas".
Maria Montessori
A Nova Marca Somos Um
A Nova Marca Somos Um está fundamentada em um dos principais pilares do método Montessori: Autonomia.
Suas formas foram inspiradas nos símbolos africanos que remetem ao conhecimento e à autonomia.
Nossos Diferenciais
Metodologias
Nos métodos de ensino tradicionais, os conteúdos são transmitidos pelo professor, enquanto as crianças “aprendem” passivamente. Tais conteúdos são aqueles importantes para a sociedade e não para a criança, por isso diz-se que este método é centrado na sociedade. Existe um sistema rígido de ensino que é igual para todas as crianças e ao qual todas precisam se adaptar.
Aqui na Somos Um proporcionamos uma educação individualizada para cada aluno, utilizando a base Montessori e demais metodologias complementares e específicas para cada agrupamento de idade, como por exemplo Emmi Pikler, Reggio Emilia e Metodologias Ativas por Projeto.
O método Montessori é centrado na criança. Os conteúdos são significativos – possuem relação direta com a realidade da criança – e os métodos de aprendizagem são individualizados, respeitando o interesse, o estágio de desenvolvimento e o ritmo de cada criança.
O método Montessori valoriza o desenvolvimento da autonomia, de habilidades e potencialidades da criança que permitirão uma melhor preparação para a vida. Para isso, a escola deve, o quanto possível, retratar a vida.
No método Montessori a criança aprende sozinha e de forma ativa, através de materiais pedagógicos apropriados, sem a necessidade de ser ensinada por um professor. A criança traz dentro de si uma pulsão por aprender e por desenvolver-se. Esta pulsão faz com que ela aprenda a partir de seu interesse espontâneo e através de interações com o seu ambiente.
O papel do professor é a apenas permitir que a natureza da criança siga o seu curso, é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança. Para isso, ele deve observar a criança e garantir que o ambiente disponha de tudo o que ela necessita para se desenvolver em cada momento.
Desta maneira, o método Montessori promove uma aprendizagem ativa e significativa. O método é adequado à natureza e aos estágios do desenvolvimento da criança. E considera que mais importante do que a transmissão de conteúdos é que a criança aprenda a aprender.
Para saber mais sobre as metodologias você pode clicar aqui.
Alimentação Saudável
Consideramos a alimentação um tema de grande importância, pois ela influencia diretamente a qualidade da nossa saúde e também o tipo de impacto que causamos em nosso ambiente através dos nossos padrões de consumo, seja no aspecto ecológico, econômico ou social.
A Somos Um busca, primeiramente, promover a saúde através da nutrição e proporcionar às crianças oportunidades para o aprendizado de texturas, aromas e sabores e a aquisição de hábitos alimentares saudáveis.
Deste modo, a alimentação que oferecemos em nossa escola é:
• Vegetariana estrita (sem produtos de origem animal);
• Natural: alimentos não processados ou minimamente processados. Damos preferência por utilizar cereais integrais, adoçar naturalmente com frutas e utilizar quantidade reduzida de óleos e carboidratos processados no preparo dos alimentos. Tudo que é servido na escola é preparado em nossa cozinha. Não servimos qualquer tipo de alimento industrializado pronto.
A opção pela alimentação vegetariana e integral está baseada em uma vasta quantidade de pesquisas científicas, que demonstram de forma incontestável os benefícios deste tipo de dieta para a saúde.
Escola Bilíngue
Português e Inglês
Até os 6 anos de idade, a criança possui uma mente absorvente. Ela aprende tudo de forma natural e sem esforço. Ao conviver em um ambiente onde se fala outro idioma, a criança irá naturalmente aprender este idioma. Após a idade de 6 anos, aprender um segundo idioma passa a exigir um grande esforço consciente.
Entre as vantagens de ser bilíngue, estão:
1. Acesso a um Mundo Maior
Quando aprendemos uma língua, também aprendemos uma cultura. Ser capaz de falar duas línguas significa ser capaz de acessar um contexto e universo cultural e linguístico ampliado, inclusive no mundo virtual.
2. Capacidade de Foco
Estudos recentes comprovam que os bilíngues tem mais facilidade de concentração e podem evitar distrações. A parte do cérebro chamada de função executiva, que é usada para manter o foco, provou ser mais forte em bilíngues. Toda vez que um bilíngue fala, ambos os idiomas estão ativos, e o cérebro tem que trabalhar para suprimir um deles. Esse mecanismo emprega a função executiva do cérebro o que o torna mais eficiente nos bilíngues.
3. Ginástica da Inteligência
Aprender outra língua amplia e exercita a mente intelectualmente. Esse exercício melhora e acelera o desenvolvimento cognitivo e no longo prazo diminui os riscos de desenvolver Alzheimer.
4. Perfil Multitarefas
Crianças trilíngues podem mudar de uma atividade para outra mais rapidamente e são melhores em fazer várias tarefas ao mesmo tempo do que monolíngues. Isso acontece graças à função executiva do cérebro, que dá aos trilíngues um melhor controle cognitivo sobre as informações que lhes permitem alternar tarefas.
5. Facilidade de Comunicação e Interação
Ser bilíngue ajuda a criança a se desenvolver na comunicação, melhora as capacidades de interação social e facilita o aprendizado de outros idiomas. Estudos também revelam que reduz as chances de desenvolver depressão ao longo da vida.
6. Mais Oportunidades de Trabalho no Futuro
A fluência em mais de um idioma pode abrir muitas portas para as crianças quando chegarem à idade adulta.
7. Viagens e Comunicação Intercultural
Ser fluente em mais de um idioma cria oportunidades para vivenciar viagens internacionais com outro patamar de interação e diálogo intercultural.
Aprendizagem Social e Emocional
Nosso programa de Aprendizagem Social e Emocional promove cinco competências consideradas essenciais para o desenvolvimento do ser humano:
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Autoconsciência: é o conhecimento do universo interior e a capacidade de reconhecer as próprias emoções e suas relações com os diferentes padrões de pensamento.
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Autogestão: é a capacidade de lidar efetivamente com as próprias emoções através de estratégias autoaplicadas.
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Consciência Social: também conhecida como empatia, é a capacidade de entender o que os outros estão sentindo
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Habilidades de relacionamento: capacidade de lidar com emoções nas relações de forma eficaz, de estabelecer relacionamentos saudáveis e de resolver conflitos
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Tomada de decisão responsável: capacidade de analisar os fatores relevantes e as possíveis consequências, respeitando os outros e assumindo responsabilidade pelas decisões.
Em nossa escola, o grande pilar que sustenta o aprendizado das competências sociais e emocionais é a Comunicação Não-Violenta (CNV), que possibilita o autoconhecimento e permeia todas as relações interpessoais, promovendo a empatia e a compaixão. A CNV serve como base para o processo de alfabetização emocional das crianças, por meio do qual as crianças aprendem a expressar suas necessidades e emoções de uma forma positiva, assim como a ouvir e perceber as necessidades e emoções dos outros.
Comunicação Não-Violenta
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma abordagem criada por Marshall Rosenberg (1934-2015) que é baseada em princípios históricos da não-violência – o estado natural de compaixão, quando nenhuma violência está presente no coração. A CNV nos lembra do que nós já instintivamente sabemos sobre o quão bom é quando nos conectamos de forma autêntica com outro ser humano.
Com a CNV nós aprendemos a ouvir nossas necessidades mais profundas e também as necessidades dos outros. Através de sua ênfase na escuta profunda – a nós mesmos e aos outros – a CNV nos ajuda a descobrir a profundidade da nossa própria compaixão. Essa linguagem revela a consciência de que todos os seres humanos estão apenas tentando honrar seus valores e necessidades universais, em cada minuto, todos os dias.
A CNV pode ser vista tanto como uma prática espiritual que nos ajuda a ver nossa humanidade comum, usando nosso próprio poder de um modo que honra as necessidades de todos e um conjunto concreto de habilidades que nos ajuda a criar famílias e comunidades a serviço da vida.
Através da prática da CNV, nós podemos aprender a clarear o que estamos observando, que emoções estamos sentindo, sobre quais valores queremos viver e o que queremos pedir de nós mesmos e dos outros. Nós não mais precisaremos usar a linguagem de culpa, julgamento ou dominação. Nós podemos experienciar o prazer profundo de contribuir com o bem estar uns dos outros.
"Quando nós ouvimos os sentimentos e as necessidades de outra pessoa, nós reconhecemos nossa humanidade comum."
Marshall Rosenberg
Método
As competências e habilidades socioemocionais são exercitadas e aprendidas pelas crianças através dos seguintes meios:
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Atitudes e exemplos dos adultos e educadores da escola, norteados pelos princípios da Comunicação Não-Violenta
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Alfabetização Emocional: atividades que promovem a autoconsciência, o aprendizado de vocabulário para a expressão de emoções e necessidades, assim como reconhecimento das emoções nos outros.
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Cantinho da paz: um local na sala para a autorregulação emocional e mediação de conflitos, onde as crianças são incentivadas a parar, a respirar, a conectar-se com suas emoções e necessidades e a exercitar a empatia pelo outro.
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Tomada de decisão responsável, através do exercício da autonomia, que é acompanhado pela consciência das escolhas e suas consequências.
Relação Escola-Família
O sucesso da educação e da aprendizagem social e emocional depende de uma boa relação entre escola e família, de modo que as experiências de aprendizagem da criança estejam alinhadas em todos os ambientes nos quais ela vive.
Pensando nisso, nossa escola oferece atividades periódicas – palestras e oficinas – destinadas às familias, com o propósito de compartilhar os princípios da nossa pedagogia, de auxiliar as familias a lidarem com desafios na educação dos filhos e de proporcionar um espaço para trocas e crescimento coletivo.
Não exigimos a participação dos pais ou responsáveis nas atividades da escola, mas encorajamos seu envolvimento. Além das atividades direcionadas às famílias, os pais são bem vindos a estarem presentes na sala de aula. Também incentivamos que as famílias tomem iniciativas para co-criarem atividades de seu interesse junto à escola.
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